O objetivo deste fórum, se bem interpreto a ideia de quem o criou, é ajudar os colecionadores a acabar mais facilmente as suas coleções, através da realização de trocas, que, de outro modo, obrigaria ao gasto infindável de dinheiro em cromos repetidos.
Deve ser, por isso, um fórum de entreajuda, embora ajuda não signifique, necessariamente, dar cromos a título gratuito, embora tal ação seja louvável.
Nas trocas que efetuei até agora, por várias vezes enviei mais cromos do que os que recebi em troca, e também algumas vezes recebi mais do que aqueles que enviei.
Contudo, há aqui algumas pessoas oportunistas que se aproveitam da necessidade de cromos de alguns colecionadores para fazerem negócio. Quando alguém pede 0,50 € por cada cromo, só por educação não os mando imediatamente à m*****.
Os cromos na panini, comprados online e com cartão de crédito custam 0,15 € mais despesas de envio.
Outros, porque ainda lhe faltam muitos cromos para terminar a coleção, acham que devem receber 10 ou 20 cromos por cada um dos que têm para troca.
A situação que deixo aqui relatada, espelha bem este tipo de colecionadores oportunistas:
Há algumas semanas propus uma troca a um colecionador que tinha 6 cromos que eu necessitava e eu tinha 15 cromos para ele. Propus dar 8 à escolha pelos 6 ou dar os 15 pelas 6 mais duas carteiras. Respondeu-me que aceitava a troca, sem nunca dizer qual das modalidades propostas. Mais tarde veio dar a troca sem efeito, uma vez que lhe ofereceram 30 cromos por um dos que eu queria.
Mais recentemente propus a este colecionador, sem me aperceber que era o mesmo, uma troca de 6 cromos dos meus, por 3 dos dele. A resposta foi que “fazia trocas com o todo o gosto, mas equilibradas. Não sendo o caso agradecia o meu contacto.”
Para já não coloco aqui o nome deste e de outros colecionadores do género, mas de futuro não hesitarei a fazê-lo, uma vez que não passam de parasitas.