Por um motivo ou por outro, tudo acabava antes de chegar ao fim. E, ao passar as páginas dessas cadernetas incompletas, a visão das janelas vazias, molduras sem nada para enquadrar, deixava-me sempre um pouco triste. Era como ficar com um puzzle a que faltaram peças.
E, no meu caso, a Meca dos “Cromonautas em busca da Caderneta Completa” – os Restauradores – ficava tão longe (apesar de geograficamente perto). E estava fora de questão “mandar vir”.
Com a idade adulta, as coisas melhoraram. Os Restauradores ficaram de facto mais perto. E as cartas para a Panini. E o site da Panini. Mas uma troca é sempre uma troca.
Quando o meu amigo administrador me mostrou o Trocar Cromos, não sabia se me ia conseguir desenrascar. Hoje, ao receber o cromo que me permite completar uma coleção, sei que, com a vossa ajuda, de Gaia a Tavira, consegui encaixar todas as peças deste puzzle.
E, como os meus pais pais me ensinaram a ser agradecido, gostava de destacar a contribuição da anaagostinhomelita – pelo frutuoso intercâmbio que me permitiu avançar (e espero que a ela também) – e ao amarelo86 pela última peça do puzzle

Obrigado! Quando folhear esta caderneta vou sempre pensar em vocês.
E, dito isto, que siga a dança! Ou, melhor dizendo, que siga a troca! Esta coleção já está, fica a faltar a próxima…